
Rede TAOLA+ promove a conservação ambiental em Cabo Verde com foco em biodiversidade, tartarugas marinhas e educação ecológica comunitária.
A nossa rede TAOLA (Rede Nacional de Proteção das Tartarugas Marinhas de Cabo Verde) evoluiu, transformando-se na rede TAOLA+ (Rede de Conservação Ambiental de Cabo Verde). Esta alteração visa tornar a rede mais abrangente, cobrindo não só a conservação e proteção das tartarugas marinhas, mas também outros grupos de biodiversidade e questões ambientais. Durante a última TAOLA, realizada entre 15 e 19 de maio de 2023, foram discutidos diferentes temas.
Nos primeiros dias, foram socializados e apresentados os resultados do projeto «Diálogo sobre Políticas Públicas para uma Gestão do Meio Marinho e Costeiro Integrativa e Inovadora de Cabo Verde». De seguida, foi apresentada a nova Rede TAOLA+ tendo-se procedido à votação para a constituição dos novos grupos de trabalho da rede.
Como habitualmente, foram apresentados os dados obtidos por cada uma das ONG’s nacionais que trabalham na conservação e proteção das tartarugas marinhas durante a época de desova de 2022, discutiu-se a implementação de novas estratégias e metodologias de trabalho, bem como a apresentação e discussão do novo decreto para a regularização das atividades de observação de tartarugas marinhas em terra e no mar.
Como novidade, realizou-se também este ano a primeira conferência científica sobre a biodiversidade cabo-verdiana, que juntou cientistas, conservacionistas e técnicos do governo, tendo-se apresentado trabalhos de investigação realizados no país, bem como a discussão dos diferentes problemas ambientais que afetam os nossos ecossistemas, a biodiversidade e a sociedade.
O balanço final é extremamente positivo, com membros das diferentes ONG’s nacionais, diretores e técnicos da DNA, membros do Ministério do Ambiente e do Mar, membros do Parlamento cabo-verdiano, cientistas nacionais e internacionais e estudantes das diferentes universidades de Cabo Verde presentes no evento.
Continuaremos a trabalhar para que TAOLA+ seja um sucesso comum, e para que haja mais união e um trabalho mais cooperativo entre todas as ilhas, ONG’s e instituições do país.