Take Action
Conservação da Biodiversidade em Cabo Verde
A valorização da Biodiversidade em Cabo Verde está assegurada na Constituição da República nos artigos 7 “Tarefas do Estado” e 72 “Direito ao Ambiente” e em outros dispositivos legais. Contudo, algumas práticas resultantes de atividades humanas como: a utilização de áreas agrícolas para fins urbanísticos, más práticas agrícolas, a pesca destrutiva, a exploração inadequada de florestas e a introdução de espécies invasoras vêm contribuindo para a degradação dos ecossistemas e redução de espécies e do material genético. (FONTE: Estratégia Nacional e Plano de Ação para a Conservação da Biodiversidade 2015-2030.)
A riqueza da biodiversidade terrestre, marinha e o endemismo de Cabo Verde oferecem vários benefícios globais não aproveitados, a nível nacional, daí serem necessários um conjunto de ações preventivas para uma maior conservação dessa riqueza. Por isso, é fundamental que a população cabo-verdiana e as autoridades, principalmente aquelas que participam na tomada de decisões, sejam encorajadas a compreender e a apreciar o valor da nossa Biodiversidade.
Oportunidades
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui officia deserunt mollit anim id est laborum.
Ações a serem tomadas
Conservação da
Biodiversidade
Cabo verde possui uma biodiversidade única e peculiarmente rica, tanto terrestre como marinha. A sua conservação envolve a proteção e gestão dos ecossistemas e das espécies, garantido a utilização sustentável dos recursos naturais. A conservação da diversidade da flora e fauna do arquipélago e a utilização sustentável dos recursos naturais é uma responsabilidade de todos.
Cogestão das Áreas
Protegidas
A cogestão das áreas protegidas em Cabo Verde é essencial para assegurar a eficácia das políticas de conservação e a sustentabilidade ambiental do arquipélago. Este modelo colaborativo pode ser decisivo para enfrentar desafios ambientais complexos, como a degradação dos ecossistemas e os impactos das mudanças climáticas, ao mesmo tempo em que fortalece a governança e a qualidade de vida das populações locais.
Empoderamento das
Comunidades Locais
Empoderar as comunidades locais não só reforça a conservação ambiental, como também promove justiça social e desenvolvimento sustentável. Quando as comunidades estão ativamente envolvidas e têm a capacidade de decidir sobre os recursos naturais, há uma maior probalidade de alcançar resultados sustentáveis e soluções mais eficazes para os desafios ambientais.








